E.M. Marechal Alcides Etchegoyen
Traduzir-se

Uma parte de mim é
Tímida
Outra Parte é
Extrovertida

Uma parte de mim é
Inteligente
Outra Parte é
Dúvida

Uma parte de mim é
Amiga
Outra parte é
Delirada

Uma parte de mim é
Um conto de Fadas
Outra parte é
Realidade

Uma parte de mim é
Todo Mundo
Outra parte é
Ninguém, fundo sem fundo

Uma parte de mim é
Só vertigem
Outra parte é
Linguagem.

                              Beatriz Carvalho, 1.701
E.M. Marechal Alcides Etchegoyen
     Bom pessoal já estão abertas as inscrições para o concurso de poesia que tem como tema a Gentileza, a inspiração para este evento vem do Profeta Gentileza, que por muitos anos deixou suas palavras gravadas nos pilares próximos a Rodoviária Novo Rio. Os interessados deverão entregar seus poemas até o dia 08/11 (terça-feira) para Elisamar, Selma, Luciana ou Fernanda. A apuração será feita no dia 09/11 (quarta-feira) na festa da primavera. Vejam o vídeo abaixo com a cantora Marisa Monte e conheçam um pouco mais sobre o Profeta Gentileza.




     PREMIAÇÃO: O concurso será premiado e os autores dos 3 melhores poemas receberão uma camisa com as inscrições do Profeta Gentileza, além disso terão suas poesias publicadas aqui no Blog da escola, e o melhor de todos será publicado na próxima edição do nosso jornal!

PARTICIPEM
E.M. Marechal Alcides Etchegoyen
      Esta Casa...
È  a minha casa
E a casa de tantas
Outras pessoas
Que como eu, esperam

Espem ter uma  certeza,
Uma certesa firme,
Uma certeza insegura
Mas não  importa...

Só inporta que é uma certeza
Nesta casa há  cadeiras, mesas...

Para nossa sobrivivência

Na minha casa
Há flores com com infinitas cores,
Cores que entusiasmam a nossa inteligência

Na sua casa 
Cada segundo, cada minuto
É  extremamente importante
Para nosso futuro .

Na minha casa,
Além de termos o que esperamos,
Ainda termos o imenso privilégio
De coviver  com pessoas
Absolutamente especial
Os nossos mestres
Pessoas que recebem os dons
Mais que abençoados.
Nesta casa, que é a nossa casa
É um lugar extremamente mágico
E  essencial para todos
Um lugar  denominado Escola
Ou qualquer outro nome...
Como você queria chamar...
                                                                                                                         
                                                                                                                Amanda Senna 8ª Série♥
Nesta casa também há salas e cozinha.
Há tanta gente inportante
E.M. Marechal Alcides Etchegoyen
     É isso aí galera...Vamos colocar esse BLOG para funcionar, precisamos da ajuda de todos vocês para que possamos colocar aqui as coisas que vocês mais gostam. Para começar colocaremos aqui um clip da música mais pedida na rádio no mês de setembro. Espero que gostem!!!


     É isso aí pessoal, Red Hot é sempre uma boa pedida!
   
Estamos editando o vídeo da canção pela paz, que foi feita em nosso colégio coordenada pela agente de saúde Lenir. Aguardem e não percam o próxima post.



E.M. Marechal Alcides Etchegoyen
No último dia 5, a psicóloga Cristina, do Instituto Noos 123 alô, visitou a nossa escola para conversar com os alunos sobre um assuunto cada vez mais comum nas escolas: O Bullying.

Na palestra ela falou sobre respeito ao próximo, as diferenças e a valorização do ser humano e suas diversidades.

Após a palestra, a aluna Odimilla Gracy, 11 anos, 6º ano, pesquisou sobre o assunto para dar um destaque ainda maior para o tema e, juntamente com a direção da escola, resolveram fazer uma campanha em nosso blog.

A seguir será possível encontrar informações como origem do nome, principais tipos e os traumas que pode causar a uma pessoa que sofre bullying.


Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima.


O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos.

As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento.


No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.
E.M. Marechal Alcides Etchegoyen
Integrantes:
Ruan De Brito Teixeira Turma: 1.801 Turno: Manhã
Paulo Renato Azevedo turma: 1.801 turno: manhã
João Gabriel Silva turma: 1.801 Turno:manhã
Vanderson Faria F. da Silva turma: 1.702 turno: manhã


As muiscas que vc gosta mande os nomes que nos vamos colocar.
E.M. Marechal Alcides Etchegoyen
Alcides Gonçalves Etchegoyen (Porto Alegre, 31 de março de 1901 - Rio de Janeiro, 17 de junho de 1956) foi um militar brasileiro.
Assentou praça em março de 1918, saindo aspirante a oficial de artilharia em 1921. Ainda jovem liderou a "Coluna Relâmpago" que, em 1926, tentou promover um levante contra a posse de Washington Luís. Com a derrota, foi exonerado do exército.
Em 1930 combateu pela revolução no Rio Grande do Sul, participando do grupo de comando revolucionário. Anistiado em novembro daquele ano, foi promovido a capitão. Nesse posto, serviu na chefia do Estado-maior da 3ª Região Militar (3ª RM), no Rio Grande do Sul. Etchegoyen, devido à sua intransigente defesa dos princípios que nortearam a Revolução de 1930, foi nomeado delegado militar revolucionário junto à 3ª RM.

Em julho de 1942 substituiu o chefe de polícia do Distrito Federal, Filinto Müller, que havia deixado o cargo. Em dezembro do mesmo ano foi promovido a coronel. Permanecendo no cargo de chefe de polícia até 31 de agosto de 1943, quando demitiu-se de suas funções, combateu o jogo do bicho e a prostituição, além de perseguir as atividades políticas de oposição ao governo.

No final de 1955 parte das Forças Armadas envolveu-se na articulação para impedir a posse do presidente e do vice-presidente eleitos, Juscelino Kubitschek e João Goulart. O primeiro passo do movimento seria a derrubada do ministro da Guerra, o general Henrique Teixeira Lott. O presidente Café Filho proibiu qualquer pronunciamento político por parte de militares, mas o general Zenóbio da Costa, inspetor-geral do Exército e amigo de Lott, infringiu esta proibição e denunciou, através de um manifesto, o "golpe branco" que estava em andamento. A atitude do general Zenóbio custou-lhe a imediata exoneração do cargo. Entretanto, alegando motivos disciplinares, o marechal Lott pediu simultaneamente ao presidente a demissão de Alcides Etchegoyen, então inspetor da Artilharia Antiaérea.
No dia 5 de novembro de 1955, enquanto Café Filho se encontrava hospitalizado, a Tribuna daImprensa noticiou que o presidente comunicara a Lott não achar conveniente a designação do general Etchegoyen para o comando da Zona Militar Norte, em Recife. Poucos dias depois, na madrugada de 11 de novembro, o marechal Lott acionou tropas do Exército para depor o presidente interino Carlos Luz. Os generais Alcides Etchegoyen e Álvaro Fiúza de Castro, recebidos por Lott no Palácio do Catete, acusaram-no de atitude violenta por ter movimentado as tropas, ouvindo do ministro que este assumia total responsabilidade por este gesto.
Até que a situação se definisse, os dois oficiais ficaram detidos. Etchegoyen ficou internado no hospital militar e o general Fiúza confinado no próprio gabinete do marechal Lott. No mesmo dia 11 de novembro, o Congresso, convocado em caráter extraordinário, considerou Carlos Luz impedido e deu posse a seu substituto legal, Nereu Ramos.
Mantendo-se em firme oposição a Juscelino e a Lott, Alcides Etchegoyen morreu no dia 17 de junho de 1956. Casou-se com Regina Guedes Etchegoyen, com quem teve três filhos.